Imagem capa - O álbum de casamento por Fotógrafo Renan Almeida
Dicas

O álbum de casamento


O sonho do casamento passou, mas você poderá segurar em suas mãos o seu sonho. Um sonho materializado em um belíssimo álbum de casamento. É a sua história de casamento contada em fotos e guardada para sempre! Mas sempre surge uma grande dúvida. Como escolher as fotos para o álbum diante de tantas opções? Vamos te ajudar agora...

 

Separem fotos que contem a história cronológica dos acontecimentos: ensaio, making of, prévia, casamento e recepção e trash the dress. Sugerimos poucas fotos dos ensaios e making of. A grande maioria das fotos que irão ilustrar seu álbum devem ser do grande dia.

 

Escolha fotos em variados ângulos (algumas mais abertas e algumas de detalhes). Seu álbum ficará rico na diagramação.

 

No álbum geralmente colocamos pais, madrinhas e padrinhos, irmãos dos noivos, pajens, daminhas, demoseiles e avós. Evite colocar um amigo e excluir outro. Além de perder o sentido do foco principal do casamento (que são os noivos), você pode criar uma situação desagradável ao colocar um amigo e excluir outros. Lembre-se que não há espaço suficiente no álbum para todos os convidados.

 

Evite escolher tudo de uma só vez. Escolham as fotos com calma e se possível em dias diferentes. Selecione mais fotos do que o estipulado pelo seu fotógrafo. Separe-as por temas: ensaios, casamento e recepção. Em outro dia observe novamente as fotos e separem as que irão compor o álbum.

 

A confecção de um álbum passa por diversas fases e demanda tempo. Elencamos abaixo as principais etapas de criação de um álbum fotográfico.








Nasce um álbum

Fase  1 - Pré Edição das fotos

Após o casamento o fotógrafo faz uma edição básicas nas fotos: (ajustes de: cor, contrastes, brilho, filtros e etc)

Fase  2 - Mídias DVD ou Pen Drive

Gravação das fotos em mídia de DVD ou em Pen Drive. O cliente recebe as fotos no escritório do fotógrafo.

Fase  3 - Escolha das fotos (casal)

Nessa fase o casal tem que escolher entre centenas de fotos, as que irão contar a história cronológica do casamento. Uma fase que requer cautela e tempo.

Fase  4 - Envio das fotos (casal)

O casal envia por e-mail as fotos que vão para o álbum.

Fase  5 -diagramação do álbum

A diagramação é a disposição (montagem das fotos nas páginas do álbum). Uma fase delicada que demanda tempo para execução. Nessa fase são criadas: a ilustração da capa, uma tipografia, uma lâmina de apresentação do álbum e o restante das lâminas. Na diagramação das páginas, o Design de Álbuns faz margens de descanso, edita fotos, cria margens de segurança para refilamento, alinha as imagens e desenvolve toda a estrutura visual do álbum. Uma forma de deixar seu álbum harmônico, clean (sem poluição visual).

Fase  6 -Aprovação da diagramação

O cliente recebe um protótipo digital do álbum via e-mail. Nessa fase o casal aponta possíveis alterações (que são novamente remetidas ao diagramador). O diagramador faz as alterações e reenvia o protótipo. Após a análise final do casal e autorização documentada por e-mail, o álbum segue para a encadernação.

Fase 7 -Encadernação

Essa fase é a mais importante e necessita de mais tempo para sua execução. O fotógrafo leva os arquivos em alta resolução para o laboratório fotográfico. E assim começa a fase de encadernação. Vários passos são feitos para que um álbum seja confeccionado: revelação das lâminas, laminação especial das foto, recortes de acabamento, colagem, prensagem e secagem da laminação nas fotos, criação do molde da capa dura, colagem da foto na capa e laminação da foto de capa, encadernação (junção das lâminas, criação de dorso, acabamento de tinta na lateral das lâminas, limpeza, controle de qualidade e por final a entrega do material ao fotógrafo.

Fase 8 - Entrega
O fotografo busca o álbum no laboratório e depois entrega ao cliente em seu escritório.



 Abaixo ilustrações de lâminas de capa que são compostas por capa, dorso e contra capa.






Esperamos ter ajudado!


Sigam nosso Instagram @fotograforenanalmeida